ParóquiaSecretariaMissas e HoráriosNotíciasComunidadesPastoraisFotosIniciação CristãLinks

HISTÓRICO DA PARÓQUIA

Religiosidade, fé e devoção esteve e estará sempre na vida do povo brasileiro, especialmente no coração dos menos favorecidos de bens materiais, e buscam na espiritualidade a superação destas necessidades. A devoção a São Sebastião gerou no povo de Garanhuns o desejo de construir uma capela dedicada a este santo. O cidadão Pascoal Lopes Vieira de Almeida idealizou a construção desta igreja no alto de São Miguel, na Boa Vista, sendo apoiado pelos cidadãos ali residentes, a obra foi iniciada por volta do ano de 1894, concluído o alicerce, foi erguida no centro uma cruz de aproximadamente 2 metros de altura, mais uma vez a obra foi esquecida e só relembrada por ocasião das epidemias, o que levava as pessoas a irem até o local valesse de São Sebastião, pedindo-lhe proteção. Grandiosas romarias dirigiam-se ao local da cruz, mas, acabavam-se tão logo as epidemias passavam e o local novamente era abandonado.

A medida que a cidade foi crescendo, tornou-se a sede do bispado. Aproximando-se os festejos do centenário da independência do Brasil, o Pe. Francisco Luna tomou a iniciativa de terminar a construção da capela de São Sebastião, tendo a ajuda de varias pessoas a igreja foi inaugurada no dia 07 de setembro de 1922, fazendo parte das comemorações que então se realizavam.

Nesse mesmo ano D. João Tavares de Moura criou a freguesia de São Sebastião da Boa Vista, fazendo a matriz da paróquia. Durante 89 anos de evangelização e missão muitos padres nativos ou de outra nacionalidade, religiosos ou diocesanos passaram por esta paróquia e colaboraram para a edificação do Reino de Deus, nas comunidades espalhadas, no centro periferia, campo e cidade.